Autoridades se reúnem para abertura oficial da 7ª. ExpoMóveis Rústicos de Passos

Dito Quirino foi o homenageado do evento promovido pela ACIMOV e recebeu a chave da cidade de Passos-MG

A abertura oficial da ExpoMóveis Rústicos 2025, maior feira de móveis rústicos do Brasil, aconteceu na manhã de sábado, dia 14 de junho, em Passos-MG. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Móveis de Passos (ACIMOV), Carlos Eduardo Sousa Couto; o prefeito de Passos, Diego Oliveira; o vice-prefeito, Maurício Silva; o presidente da Câmara Municipal, Plínio de Andrade; o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Luiz Alves de Sousa Júnior, além do diretor de Arranjos Produtivos Locais e Cooperativismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE), Fernando Abreu; entre outras autoridades, estiveram entre os presentes.

O marceneiro Dito Quirino foi o homenageado do evento de 2025 e recebeu a chave da cidade de Passos, considerada como a Capital Nacional dos Móveis Rústicos. O presidente da ACIMOV, Carlos Eduardo enfatizou que, ao longo desses anos, desde a primeira edição da ExpoMóveis, todo o trabalho árduo feito pela associação tem rendido bons frutos.

Por parte da prefeitura de Passos, foi destacada a importância do segmento moveleiro para a cidade e renovado o compromisso de investimento no setor. O prefeito Diego Oliveira lembrou que o governo municipal tem sido um grande parceiro do setor moveleiro e destacou que a fabricação de móveis tem garantido cada mais a empregabilidade na cidade.

“Uma feira mostra o resultado do trabalho em conjunto de todo um setor para que gere emprego, renda e desenvolvimento econômico. Estar presente nessa feira, é abrilhantar o trabalho que essas pessoas fizeram, é reconhecer esse trabalho e o arranjo produtivo local aqui de Passos. O setor de móveis é um exemplo para os outros arranjos de união e de associativismo”, comenta Fernando Abreu, diretor de Arranjos Produtivos Locais e Cooperativismo, da SEDE.

“É o segmento que mais gera empregos na cidade de Passos. Nós temos dezenas e dezenas de pequenas indústrias que promovem oportunidades. Normalmente, a maioria desses empresários das fábricas de móveis aprenderam a trabalhar em outras fábricas do setor moveleiro. Se você for perguntar a eles hoje, qual o maior desafio do segmento é a falta de mão-de-obra, ou seja, é um setor em plena expansão”, enfatiza Maurício Silva, vice-prefeito de Passos.